Muito comum no Maranhão, a água de mandioca, também conhecida como manipueira e tucupi. Esse líquido é extraído da mandioca durante o processo de fabricação da farinha.

A manipueira é um subproduto da mandioca da qual também é produzida a farinha (branca e amarela), a tapioca, também chamada de goma ou fécula de mandioca, utilizada para fazer bolos e biscoitos; da mandioca também é extraída a massa de puba, que é utilizada para fazer o famoso bolo de puba e o mingau de puba. Até a casca da mandioca é aproveitada como ração animal.

Depois de ser descascada, a mandioca é sevada (triturada) e a massa resultante é levada para uma prensa para retirada do excesso de água. Fica na prensa por algumas horas até que escorra toda a água. Durante a prensagem, é colocado um recipiente para aparar o suco.

Feito isso, o líquido é colocado em garrafas pet e deixado para fermentar por alguns dias. O processo de fermentação é indispensável para que a manipueira possa ser ingerida sem risco à saúde humana, tendo em vista o fato de a água da mandioca ser um produto muito tóxico, podendo até levar a óbito se ingerida da forma errada.

Concluído o processo de fermentação, a manipueira já pode ser utilizada na produção de molhos de pimenta, pato no tucupi e outras iguarias da culinária maranhense e paraense.